Adquira Já

Entenda o prejuízo causado pela chuva na colheita da soja

A chuva traz prosperidade às lavouras, mas em excesso ou fora do período certo pode prejudicar o plantio e a colheita. Entenda mais como as chuvas são importantes para a plantação de Soja para entender o prejuízo causado por elas recentemente em Mato Grosso.

A chuva em excesso nas lavouras do MT impediram que as máquinas façam a colheita da soja, pois há um grande volume de água nos campos. Há cargas chegando aos armazéns com quase 3x mais umidade que o padrão. Além disso, menos da metade foi colhido no período ideal, considerando a parada continua das colheitadeiras e muito foi perdido, pois a umidade estragou os grãos.

Segundo o site da Reuter: “Chuvas em excesso na colheita podem prejudicar a qualidade do grão, resultando em descontos nos preços pagos aos produtores, além de acentuar os gargalos logísticos e prejudicar o transporte do produto em estradas rurais”.

Como visto, a chuva em excesso pode ser prejudicial em todos os pontos da cultura, tanto nas lavouras, quanto no transporte e nos armazéns, que poderá chegar no preço ao consumidor final também.

Alguns cuidados para evitar perdas maiores na colheita:

– Cuidar da manutenção e regulagem das colheitadeiras

– Garantir o treinamento dos operadores das máquinas

– Controlar as ervas daninhas

– Seguir a velocidade recomendada para a colheita: máximo 7 km/h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[icon-busca] Procurar no Blog

[icon-posts] Posts Recentes

[icon-comentarios] Comentários Recentes

    Categorias