Adquira Já

Como você calcula seus custos na lavoura?

A produção agrícola precisa ser levada a sério desde o preparo da terra para a produção até sua colheita e venda, pois caso contrário, seus gastos serão exorbitantes e você poderá ter prejuízos na safra.

 

  • Insumos

Para que a safra seja produtiva e que tenhamos lucros na produção, é necessário o uso de insumos como fertilizantes, defensivos, água, etc. Estes produtos tem valores significativos e por isso deve-se considerar o cálculo para diminuir estes custos.

 

  • Mão de Obra na Safra

A mão de obra na safra é indiscutível, não podemos evitar isso, mas podemos controlar. Toda mão de obra empregada durante a safra, seja fixa ou temporária, deverá ser avaliada para garantir que não tenham gastos desnecessários com ociosidade, por exemplo.

 

  • Maquinário

Na produção agrícola, com o crescimento da área plantada, a utilização de máquinas hoje em dia é importante para aumentar a produtividade, agilizar os processos e aumentar a eficácia dos produtores. Porém, a utilização do maquinário envolve um alto grau de investimento e uma série de custos para a produção, que devemos estar sempre atentos para controlar o custo do plantio.

 

Mas o produtor não pode pensar que o cálculo da safra se restringe apenas nas contas simples de insumos, mão de obra e maquinário. Deve estar atento no mercado mundial, já que as lavouras de milho e soja, por exemplo, são influenciadas constantemente pelo comportamento internacional.

Esse controle é essencial para conhecermos os lucros, margens, rentabilidade, perdas, entre outros. Conhecendo o custo de produção podemos identificar aqueles que são mais representativos e assim, podemos focar as ações e estratégias para minimizar estes custos.

Entre esses outros valores, temos:

 

  • Quantidade de Sacas Colhidas

Ter a informação das sacas produzidas é importante, pois com base nesse número o produtor poderá descobrir a média da safra. Dividindo essa média pelo número de hectares, chegará ao número médio de produção de sacas por hectare. Este número irá permitir que o produtor tenha uma média de quanto deverá ser sua produção para cobrir seus custos.

 

  • Valor no mercado

O produtor deverá estar atento aos valores do mercado, pois alguns produtos como milho, soja e café são commodities, ou seja, são influenciados pelo comportamento do mercado internacional.

 

  • Manutenção de equipamentos

Todas as máquinas devem passar por uma inspeção para garantir sua eficiência na lavoura. Essa manutenção gera um gasto para o produto. É necessário acompanhar e analisar sempre quais custos estão sendo gerados. Às vezes, vale mais a pena trocar o equipamento por um de melhor qualidade, pois o produtor terá menos manutenção. Como é o caso do cubo e eixo Birck, que diminui as paradas e garante mais eficiência no plantio.

 

Na safra, deverão ser avaliados todos custos da lavoura e o produtor deverá saber quais são os custos e margens dentro de sua produção, caso contrário poderá ter perdas de rendimento e lucratividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[icon-busca] Procurar no Blog

[icon-posts] Posts Recentes

[icon-comentarios] Comentários Recentes

    Categorias