A Birck entende a preocupação com a qualidade dos alimentos e acredita fielmente em uma alimentação saudável e balanceada para todos. Mas afinal, a soja é do bem ou do mal?
Segundo a Embrapa, a soja está há mais de 100 anos sendo cultivada no Brasil e em países orientais, a soja vem sendo consumida pela população há pelo menos 3 milênios. Além disso, o Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, segundo a CONAB, a produção gira em torno de 113 milhões de toneladas, totalizando U$ 25,4 bilhões em exportações segundo a Agrostat.
Não há provas científicas que a soja tenha real influência sobre o organismo e as pesquisas existentes são confusas e as vezes até contraditórias, por exemplo:
Enquanto a pesquisa do Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering sugere que a soja pode acelerar o crescimento do câncer em mulheres com câncer de mama pré-diagnosticado, os resultados do Estudo de Saúde Feminina de Xangai revelam que as mulheres que comeram mais soja durante a adolescência e início da idade adulta tinham quase um risco 60% menor de câncer de mama pré-menopausa do que as mulheres com as menores ingestões de soja.
Enfim, como não há comprovação científica, o melhor a se fazer é consumir com moderação, assim como qualquer outro alimento. Além de sempre manter uma alimentação equilibrada e saudável.
Para mais informações, sugerimos a leitura dessa matéria: http://bit.ly/BemOuMal
E também dessa lista de alimentos funcionais feita pela UFSC para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: http://bit.ly/AlimentosFuncionaisUFSC
Deixe uma resposta