Ter uma boa safra de milho é o objetivo de quem planta milho, não é mesmo? Afinal, uma boa produção garante bons resultados financeiros. Mas é necessário avaliar e detectar as doenças que podem atingir e prejudicar a plantação.
Preparamos uma lista com as principais doenças do milho ilustradas com imagens para facilitar a identificação e garantir a saúde da safra.
Mancha branca ou Mancha de Phaeosphaeria
Uma das doenças mais comuns no Brasil, podendo chegar a mais de 60% em regiões chuvosas, com umidade alta e baixas temperaturas à noite. As lesões no milho tem um aspecto de inchaço no início, que ao longo do tempo vai virando necrótica e exterminando todo o alimento.
Ferrugem Polissora (Puccinia polysora)
Também é relativamente comum nas plantações de milho no Brasil, afetando pelo menos 44% das plantações. Sua maior característica é a presença de manchas de coloração marrom clara nas folhas. É mais comum na regiões centro-oeste e sudeste, principalmente em regiões de baixa altitude. Foi observado que plantações cultivadas abaixo de 700m tendem a aumentar o risco da doença.
Antracnose do colmo
Causa por um fungo que é capaz de afetar o milho por completo, desde o grão, espiga, raiz, até as folhas. As manchas costumam ser marrom e pretas, ligeiramente brilhantes e a planta pode morrer por causa dessa doença. É transmitida pela chuva, que espalha o fungo por toda a plantação.
Mosaico comum do milho
É responsável por reduzir em até 50% a capacidade de uma lavoura e ocorre em praticamente todas as lavouras de milho. É caracterizado por manchas verde claro nas folhas, com o aspecto de um mosaico (daí vem o nome da doença). As espigas afetadas ficam de um tamanho menor que as espigas saudáveis. É causada por um vírus, que é espalhado por pulgões. Por isso controlar os pulgões é essencial para controlar a doença.
Podridão Branca da Espiga
Causada por fungos e apesar do nome, deixam as espigas com a cor marrom. O branco vem do crescimento de fios brancos entre os grãos. Pode surgir no mal armazenamento das espigas após a colheita e se espalha com rapidez. É mais comum em regiões chuvosas e de alta umidade, independente da temperatura.
Deixe uma resposta