Conheça as novas tecnologias para sua plantadeira!
Um fato é indiscutível, plantar corretamente pode fazer a diferença na hora da colheita. Claro que o momento certo e o volume de chuvas também influencia muito, assim como o controle de pragas e doenças na lavoura, mas começar com o plantio correto já é um ótimo caminho.
Para isso, o agricultor tem uma grande quantidade de opções em máquinas agrícolas. Existem plantadeiras para todos os tipos de terreno e capacidade de plantio, desde máquinas de 2 linhas com foco na agricultura familiar, até máquinas com capacidade para 60 linhas e vários espaçamentos.
Nos últimos anos, foi possível identificar uma grande evolução no setor, incluindo as máquinas para a agricultura brasileira, hoje são mais centenas de marcas e modelos no mercado. Entre as principais novidades estão:
- O surgimento dos equipamentos “só semente” para o plantio sem as caixas do adubo, focadas nos agricultores que fazem a fertilização do solo à lanço, utilizando máquinas de distribuição de adubo.
- As máquinas que fazem o plantio com ajuda das ferramentas da agricultura de precisão, fazendo com que as plantadeiras tenham um manejo com taxa variável para aplicação do adubo e também para a disposição da semente.
- Novas plantadeiras que podem atuar com o corte de seções de plantio, realizando o trabalho sem que haja transposição da plantadeira em áreas onde já foi realizada a operação.
- Há ainda um trabalho intenso nos discos de sementes que, hoje, permitem ao agricultor atingir um nível de qualidade no plantio quase perfeito, reduzindo custos de operação com menor desperdício de sementes por metro linear.
- A Birck traz ao mercado um novo cubo e eixo para plantadeiras, maior robustez, fazendo o plantio com maior rapidez, já que não há quebras e possibilita ajuste em caso de folga dos rolamentos.
Para muitos agricultores, a plantadeira é uma das máquinas mais importantes dentro da lavoura, por isso, trabalhar com as melhores tecnologias e equipamentos pode ser o diferencial para o sucesso na colheita.
Deixe uma resposta