Como estimar a produtividade na produção de soja?
A soja é uma das principais produções do agronegócio brasileiro, tornando o Brasil um dos maiores produtores do mundo. A grande taxa de produtividade vem da interação entre o potencial genético e das condições ambientais que são propícias no país.
Com essa grande expectativa no cultivo da soja, é comum já querer saber quanto a lavoura vai produzir antes da colheita. É importante ter uma estimativa da produtividade, pois auxilia em diversas questões como manejo, logística, venda antecipada e obviamente, dá uma ideia de lucro final.
O período ideal para fazer essa estimativa é após o estágio R5 (início do enchimento dos grãos), pois é neste período que as vagens estão formadas e o número de grãos por vagem definido. Para identificar a produtividade, há 4 indicadores que devem ser analisados:
- Número de plantas por área: conte o número de plantas por 10 metros em linha, então divida o número total por 10. Por exemplo, uma lavoura tem 110 plantas em 10 metros lineares, sendo assim divide-se por 10, totalizando 11 plantas por metro. Para calcular o número de plantas por hectare, divida o número de plantas por metro pelo espaçamento das plantas (em metros) e multiplique por 10. Por exemplo: 11 plantas por metro, dividido por 0,45m de espaçamento, multiplicando por 10 = 244,4 mil plantas por hectare.
- Vagens por planta: conte o número de vagens em 10 plantas seguidas na linha de plantio, o número total é dividido por 10 para ter a média. Por exemplo: em 11 plantas foram contabilizados 330 vagens, divide-se então por 10 e a média estimada foi 30 vagens por planta.
- Sementes por vagem: uma média geralmente fica em torno de 2,5 sementes por vagem. Mas caso queira calcular, conte o número de grãos por vagem e faça a divisão pelo número de vagens contadas. Exemplo: em 40 vagens, contou-se 104 grãos, então divide-se pelo número de vagens, estimando então 2,6 grãos por vagem.
- Peso de mil grãos: Estes valores variam, tipicamente, entre 140 a 220g a cada 1000 grãos. Caso queira calcular, é só pesar mesmo.
Com esses números em mãos, agora é possível calcular a produtividade estimada da lavoura de soja. Utilizamos a fórmula abaixo:
Plantas por hectare (mil/ha) x Vagens por planta x Semente por Vagem x Peso de mil sementes (g/1000) / 60.000 = sc/ha
Nos nossos exemplos, obtivemos esses resultados:
Número de plantas por hectare: 244,4 mil plantas
Vagens por planta: 30 vagens
Grãos por vagem: 2,6 grãos
Peso por mil grãos: 170 gramas (estimativa)
Substituindo os valores na fórmula:
244 x 30 x 2,6 x 170 / 60.000
53,9 sc/ha
Ou seja, a produtividade final será de 53,9 sacos por hectare.
Devemos sempre considerar que este cálculo é uma estimativa e será mais preciso caso outros pontos da lavoura sejam analisados também.
Ou você pode baixar gratuitamente nossa calculadora de produtividade!
Esperamos ter ajudado!
Deixe uma resposta