A produção agrícola ocorre ao longo do ano, definido pelas condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento de um determinado produto.
Por conta das condições climáticas, algumas plantações se desenvolvem apenas numa parte do ano, e depois da safra o solo fica em descanso até a época em que o clima torna-se favorável novamente. Este período entre o fim da colheita até o início do novo plantio chama-se entressafra.
Durante a entressafra, alguns agricultores plantam outras culturas, para conseguir extrair uma renda extra. Um exemplo disso é o milho safrinha, que é muito utilizado pelos agricultores nas entressafras.
Período mais chuvoso, com condições climáticas mais favoráveis ao plantio de diversas culturas, entre elas a soja e o milho. É quando o solo está úmido o suficiente para as plantas se desenvolverem.
É o período mais propício para colheita e início do período da entressafra, possibilitando o plantio de outras culturas, como o caso do milho safrinha. Geralmente não é irrigado e quanto mais cedo o milho safrinha é plantado, maior o volume de chuvas e menor o período de seca durante seu ciclo.
Após os grãos serem colhidos, seguem para armazenagem e vendas, possibilitando o máximo uso deles para outros fins também. É o período onde são definidos os preços por saca e as expectativas de mercado são revistas.
Deixe uma resposta