A Soja é um dos principais produtos cultivados no Brasil e suas possibilidades de uso são variadas, já que podem ser utilizadas tanto na alimentação como na indústria e ainda na produção de biodiesel. O Brasil é o segundo país na produção de soja, sendo também o segundo na exportação dela. Listamos abaixo os principais usos do grão:
A soja pode ser consumida inteira após ser cozida ou assada, porém a maioria dos grãos de soja são transformados em uma variedade enorme de outros alimentos. Sua fama é dividida, pois há pesquisas que condenam o consumo e outra que defendem.
No Brasil, cerca de 80% do farelo de soja é transformado em ração para a alimentação animal. O produtor precisa encontrar formas de reduzir os custos de produção e a utilização do farelo de soja na produção de alimento é uma boa alternativa, já que mantêm a nutrição necessária.
A soja também é aproveitada pelas indústrias de cosméticos, farmacêuticas, de veterinária, vernizes, tintas e plásticos. Além de ser usada como fonte de nutrientes, de adubos, e na fabricação de fibras.
Tem-se falado muito em buscar alternativas que contribuam para a preservação do planeta. O óleo de soja se tornou a principal matéria-prima para a produção do biodiesel, um combustível renovável que contribui para reduzir a emissão dos gases poluentes no meio ambiente.
Você sabia de todas essas aplicações? A soja tem um papel importantíssimo na alimentação humana e animal, além de ser indispensável para indústrias e para pesquisas de produção de combustível renovável.
Deixe uma resposta