A agricultura movimenta grande parte do mercado brasileiro. Em 2017 foram produzidas 238 milhões de toneladas de grãos. Sabemos da grande importância, mas como tirar o melhor proveito da lavoura? Até onde o clima influencia na produtividade?
A agricultura depende de vários fatores climáticos, por isso qualquer mudança drástica pode afetar a produção agrícola de várias formas. Condições extremas do clima, como o aumento da temperatura e modificações no regime da chuva podem provocar perdas significativas nas safras de grãos e outras lavouras.
Entre os fatores críticos estão os extremos:
Temperaturas máximas diárias acima de 32°C são responsáveis pela queda da produção agrícola, pois interferem nas fases do crescimento e no desenvolvimento de órgãos vitais das plantas, o que acaba gerando diminuição na produtividade.
A falta de chuvas, acompanhado pelo calor intenso, alta incidência de luz solar e baixa umidade relativa do ar, podem resultar em uma maior necessidade de irrigação, que nem sempre é possível, já que os rios as vezes ficam muito distante das lavouras.
O aumento de chuvas e tempestades fortes inesperadas podem causar problemas para a mecanização agrícola devido à inundação das áreas cultivadas, o que resultam na dificuldade no uso das máquinas e até em perdas de produção.
Desta forma, podemos ver que o clima influencia e muito na produção agrícola, e para isto precisamos estar preparados e com foco em organizar as plantações da melhor forma, para que as mudanças extremas do clima não resultem em perdas da produção e a produtividade mantenha-se alta.
Deixe uma resposta